As empresas de alimentos pouco aplicam a transformação digital nas áreas de P&D e perdem muito com isso.
A transformação digital chegou à indústria de alimentos e é aplicada em várias etapas, do processo industrial ao ponto de venda. Veja como os especialistas em PLM da Cronoplus sugerem aplicar soluções de PLM na área de P&D para revolucionar a competitividade.
As iniciativas da indústria 4.0 no mercado de alimentos e bebidas podem atender, por exemplo, aos desafios ligados à segurança alimentar e rastreabilidade, ou então, apoiar a produção e distribuição personalizada ou sazonal, ou acelerar a automação de processos industriais, permitem previsibilidade de matéria-prima, reduzem o tempo de fabricação e seus ciclos e otimizam custos de recursos humanos, entre tantas outras possibilidades.
Ainda que haja um longo caminho pela frente, a digitalização no mercado de alimentos e bebidas mostra-se promissora e vislumbramos muitas possibilidades de aplicação, seja em grandes empresas, ou mesmo em startups. Muitas aplicações em inovação estão sendo feitas e testadas, e estamos perto de ver uma ruptura sem precedentes.
Veja algumas possibilidades que a Transformação Digital cria para as empresas:
Para envolver clientes
Por meio de aplicações que façam gerenciamento e análise de dados do cliente, apoiem mudanças de modelo de negócio e controle de custo e que propiciem o desenvolvimento de novas oportunidades de receita.
-Entregue experiências personalizadas, ricas e conectadas nas jornadas que seus clientes escolherem.
-Gerenciamento e análise de dados do cliente
-Entrega de experiência omnichannel
Para transformar produtos
Por meio de metodologias que facilitem a pesquisa e ideação, ou que acelerem o desenvolvimento de produto e que façam conexão de equipes remotas e colaboração para busca de soluções otimizadas.
-Expanda o alcance do negócio com canais digitais
-Antecipe as necessidades dos clientes, entenda como seus produtos são usados.
-Desenvolva e inove rapidamente
Estamos prontos para pensar a digitalização de toda a cadeia de valor da indústria de alimentos e bebidas, e há uma parte dessa engrenagem que trabalha quase do mesmo modo há décadas, antes do impacto da revolução 4.0 no mundo dos negócios.
Estamos falando da área de desenvolvimento e inovação de produtos, a área de P&D, que pode se beneficiar enormemente das aplicações da indústria 4.0.
Muitas empresas ainda utilizam metodologias já superadas, ferramentas e processos antiquados e que não atrasam os lançamentos de produtos. Essas áreas utilizam soluções ultrapassadas como planilhas e documentos compartilhados (como Excel e Word) e grupos de comunicação (como Whatsapp e Telegram).
Existem muitas outras possibilidades de se beneficiar de todo o arsenal que a transformação digital oferece às empresas da indústria de alimentos e bebidas.